Treinar corrida – o equipamento indispensável


Treinar corrida – o equipamento indispensável

Iniciar um treino de corrida sem o equipamento necessário pode tornar a sessão mais complicada e em ultima análise, sermos levados a encurtar ou desistir da mesma.

Se está a dar as primeiras passadas na modalidade não deixe de ler este artigo. Algumas contrariedades que tantas vezes servem de justificação para adiar a nossa “corridinha” podem ter uma solução. Se já tem mais experiencia, veja se o seu “check list” está completo. São aspectos muito simples mas que podem fazer uma grande diferença no sentido de tornar a sua sessão mais confortável, mais segura e o seu desempenho mais eficiente.

Quando se estiver a equipar, tenha em consideração os seguintes pontos; as condições meteorológicas e visibilidade, o local de treino, a duração e intensidade, a sua experiencia e preferências pessoais. Verifique os itens da lista apresentada em baixo e faça o seu “check list”

Condições meteorológicas e visibilidade

Ter roupa a mais pode ser tão mau como no caso de ter roupa a menos. Adeque a sua roupa à temperatura, chuva e vento. Não se esqueça que o vento e a chuva influenciam a perceção da temperatura. Roupa a mais pode conduzir a uma desnecessária desidratação. Em qualquer das situações vai notar uma redução da sua motivação e do rendimento. A corrida em períodos de visibilidade reduzida impõe a utilização de vestuário e dispositivos que nos tornem visíveis e nos permitam ver onde estamos a pisar. Não se deixe surpreender pelo cair da noite. É possível calcular a hora a partir da qual se torna necessário ter estes pontos como prioridade. Lembre-se que a passagem do dia para a noite e vise versa são períodos especialmente críticos.

Local de treino

Treinar em terra ou asfalto vai influenciar a escolha do calçado. No mercado poderá encontrar modelos específicos para cada piso ou até para utilização mista. Verifique se o calçado que dispões está adaptado a si (verifique o seu tipo de passada). No asfalto torne-se visível aos condutores de veículos, utilizando roupas claras e/ou dispositivos de iluminação / reflexão.

Duração e intensidade

A duração e a intensidade podem ditar mais ou menos proteção. Quanto maior for a intensidade menor deverá ser a necessidade de utilizar muita roupa. No caso da competição deverá inclusivamente fazer algumas cedências do conforto em favor da performance.

Preferências pessoais

Faça o teste em diferentes situações e veja como consegue obter o melhor compromisso entre o conforto, a segurança e o rendimento. Note que aquilo que funciona para uns, pode não ser bom para outros. Com base na sua experiencia, estabeleça os critérios para utilizar determinado equipamento de acordo com o momento.

Da cabeça aos pés – o equipamento indispensável:

Gorros, chapéus e golas

Óculos de proteção

T´shirt, casaco, colete e/ou impermeável

Luvas com ou sem dedos

Calções, calças licra

Meias run

Sapatilhas

Monitor de frequência cardíaca / Cronometro / GPS

Hidratação / nutrição (sobre nutrição aqui)

Iluminação

Telemóvel

Proximamente vamos analisar as diferentes opções de equipamentos. Não perca, bons treinos.

Asas Nos Pés