Como é que sei que estou sobre treinado?

“Se tem uma profissão, família e amigos, deverá estar “sobre stressado” não sobre treinado”

Como preparar a “sua” Maratona de BTT – 6ª Parte

Se tem uma profissão, família e amigos, deverá estar “sobre stressado” não sobre treinado. Sobre treino é uma palavra que está na moda mas é muito difícil de definir. Na maior parte das vezes, o verdadeiro sobre treino é algo que só acontece a atletas profissionais que passam horas e horas a treinar e não permitem que haja tempo para recuperar entre treinos. Os sintomas vão desde depressão, aumento da pulsação em repouso e insónia até sistema imunitário fraco, falta de energia e falta de desejo para treinar. A maior parte de nós não tem tempo para se sobre treinar, mas ao mesmo tempo podemos aprender com os atletas que o fazem. Uma das mais importantes coisas a recordar é que se queremos que a nossa capacidade melhore, o nosso corpo precisa de tempo para descansar e recuperar. Talvez não esteja a fazer 3 treinos de 5 horas por dia, mas se não dormir o suficiente, não tiver dias de descanso e insistir em tornar cada treino numa corrida contra o cardiofrequencímetro, o seu corpo não vai ter capacidade de recuperar e tornar-se mais acondicionado. Se começar a ter os sintomas de sobre treino, descontraia e faça uma reflexão sobre o que é o BTT e permita-se olhar mais para a paisagem.

Físicos Comportamentais
Redução nas performances Apatia
Fadiga constante Letargia
Alterações do peso Depressão
Aumento da sede Má concentração
Mudança na pulsação Basal Mudanças nos padrões de sono
Dores musculares Irritabilidade
Inchaço das gland. Linfáticas Diminuição da libido
Diarreia Ficar desajeitado
Maior incidência de lesões Ficar molengão
Infecções Apetência de açúcar
Amenorreia  
Redução na pulsação de treino  
As feridas demoram a sarar  

Veja também: 1ª Parte / 2ª Parte / 3ª Parte / 4ªParte / 5ªParte

No próximo artigo: “O trabalho de Força/Funcional durante o treino durante o período de Base e Construtivo é um meio excelente de desenvolver a Força, a Potência a Resistência na bicicleta.”

Fonte: Pedro Maia (www.maia-fitness.com)

Campeão Europeu 2013 24H Solo 50+, Spinning® Master Instructor, Personal Trainer, Bike Coach, Atleta de provas de Ultradistância.

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