Qual a importância da hidratação durante a actividade física?

Alimentação adequada aliada a prática de actividade física é de suma importância, não só proporcionando um bem a sua saúde, como também lhe proporciona um óptimo desempenho. Mas muitos dão mais importância ou se preocupam mais com suplementos (BCAAS, Creatinina,etc.), proteínas e carboidratos aliados a estética e desempenho durante a actividade física, mas esquecem-se da hidratação e sua importância não só para a actividade física, quanto para saúde. Cerca de 60% de nosso organismo é constituído por água, mais da metade do peso corporal, e só na composição muscular 75% é de água. Sendo assim podemos dizer que a hidratação é imprescindível, não só para actividade física, como no dia a dia de qualquer uma pessoa que preserve sua saúde.

Os fluídos serve para ajudar no equilíbrio hidroeletrolítico no nosso organismo. Nós perdemos água pela pele, durante a respiração, que é contínua, além das perdas pelos rins e trato gastrointestinal que são intermitentes. O volume metabólico de água produzido durante o metabolismo celular é aproximadamente igual a perda de água para o processo respiratório ou seja para mantermos a nossa respiração activa perdemos água, para manter nossos órgãos funcionando perdemos água, devido a isso e muitos outros factores é importante a hidratação.
Durante uma actividade física perdemos muito líquido, podendo ocorrer desidratação, um dos sintomas da desidratação são as famosas cãimbras, que podem ser evitadas, não por bananas mas sim pela hidratação antes, durante e após a actividade física.

Sintomas da desidratação:
Cãimbras, Fadiga;
Elevação da frequência cardíaca;
Vertigens e tonturas;
Náuseas e vômitos;
Alterações visuais e auditivas.
Muitos fazem esta pergunta: “Como e com que se hidratar?”, “Qual a melhor forma de se hidratar, água ou bebidas isotônicas?”.
Durante a a tividade física, desidratamos e perdemos os famosos eletrólitos (Sódio e potássio). As bebidas isotônicas são compostas por estes eletrólitos e carboidrato (ex.: Gatorade, soro caseiro…), por outro lado a água pode não nos fornecer o que estas bebidas nos fornecem, mas basta hidratar-se com água que já é o suficiente para:
Controlar a temperatura coporal;
Aumentar o fluxo sanguíneo;
Retardar fadiga;
Evitar cãimbras;
Evitar o aumento da frequência cardíaca.
A hidratação também pode variar conforme a temperatura do ambiente, onde no calor perdemos ainda mais fluídos no suor para manter a temperatura corporal estável e no frio retemos mais. A intensidade do exercício também, quanto maior o tempo de exercício(Ex: Maratona,etc.), mais devemos nos preocupar com a hidratação.
Sabendo-se agora da importância da hidratação vai uma dica de como se hidratar antes, durante e após a atividade física:
Antes do exercício: Tomar de 400 a 600ml de água no mínimo 2horas antes de iniciar o exercício;
Durante o exercício: Caso o exercício gira em torno de 1h para mais, tomar de 150ml a 350ml a cada 20min ou 3omin;
Após o exercício: Beba o suficiente para matar a sua sede.
A não hidratação pode nos levar a hiponatremia, que é a baixa taxa do eletrólito sódio. Também evite exageros de hidratação durante a atividade, que pode lhe causar um mau estar e compromentimento no desempenho durante o exercício.
Em caso de dúvidas procurem um Nutricionista ou um profissional da saúde para melhor orientá-lo.
Fonte: ANutricionista.Com – Thiago Fuster Giacometti

Share
Share